Se inscreva para receber nossas novidades e materiais exclusivos!

* Campos obrigatórios

Quais são os pilares do autocuidado e como elaborar um plano de autocuidado?

Aqui quais são os pilares do autocuidado e como elaborar um plano de autocuidado para implementá-lo na sua rotina.

Resumidamente autocuidado é o ato de cuidar de si, no entanto, esse termo pode ser muito confundido com cuidados estéticos, cuidado com o corpo, com a pele e, na verdade, vai muito, além disso.

Embora os cuidados estéticos sejam importantes para nossa autoestima, a prática de autocuidado não tem foco somente nessa questão.

📌 É importante lembrar que o autocuidado é muito pessoal e pode variar conforme as necessidades individuais, o mais importante é você encontrar o equilíbrio certo para se sentir bem consigo mesma e manter uma saúde mental e física adequada.

Mas aqui eu irei te entregar 10 tipos de autocuidado que você pode começar a implementar na sua rotina 👇

Quais são os pilares do autocuidado

10 tipos de autocuidado que você pode implementar hoje mesmo na sua rotina.

Meditação e mindfulness: esses são dois tipos de autocuidado que podem te ajudar a focar no presente, inclusive reduzir o estresse e trabalhar a concentração plena, o ato de estar presente por completo de forma integral aonde quer que você esteja com atenção plena para qualquer tarefa que você esteja executando no momento.

Sono saudável: é extremamente importante para equilibrar o corpo e a mente que você tenha um descanso adequado e uma rotina de sono regular.

Atividade física: também já foi comprovado que contribui tanto para o corpo quanto para a mente e praticar atividades físicas também é um ato de autocuidado que deve ser estimulado diariamente.

Tempo para Hobbes: imprescindível que você inclua na tua agenda um tempo para que você faça atividades que te tragam prazer e te permitem relaxar, como pintura, música, leitura e qualquer outra atividade que você realmente goste e que te façam desligar do turbilhão das atividades cotidianas.

Conexões sociais: pode parecer até desafiador para algumas pessoas mais introvertidas, mas é de extrema importância manter contato e conexão com familiares, amigos e manter relacionamentos saudáveis para que você tenha um apoio emocional.

Limites pessoais: aprender a dizer não quando for necessário também é um ato de autocuidado que deve ser praticado diariamente, dessa forma você estabelece limites sobre aquilo que te incomoda e evita sobrecargas.

Descanso mental: também é um ato de autocuidado praticar pausas regulares durante todo o seu dia para que você descanse a mente e evite exaustão, seja durante o trabalho ou durante os estudos.

Autocompaixão: autocompaixão também vem totalmente interligada ao autocuidado e trata-se de um dos pontos mais importantes olhar com gentileza e compreensão para si mesma, evitar autocrítica excessiva, evitar o perfeccionismo, evitar se autossabotar e afastar todas as síndromes da impostora que te impeçam de prosseguir com seus objetivos. Lembrando que nada tem a ver com olhar com pena para si mesma, mas sim evitar autocobranças excessivas.

Destralhe digital: pode ser mais um ato de autocuidado, você fazer um destralhe digital, estabelecer momentos livres de dispositivos eletrônicos e telas se desconectar das redes e reduzir ao máximo a quantidade de informações que você absorve diariamente através da internet.

Texto sobre autocuidado.

Aqui um texto sobre autocuidado para te ajudar a se aprofundar ainda mais dentro desses hábitos e desenvolver diariamente ações que possam beneficiar a si mesma de maneira completa.

Texto sobre autocuidado:

Cuidar de si mesma não significa somente eu, mas significa “eu também”. Quando nós adotamos hábitos de autocuidado, nós temos a errada impressão de que talvez estejamos sendo egoístas demais, mas, na verdade, você está apenas abrindo uma brecha para que você se inclua em tudo aquilo que você já faz de bom para os outros e para o mundo.

Quando você dá a si mesma a mesma atenção que você dá aos outros… Dá a si mesma o mesmo tempo em que você dedica aos outros. Da mesma forma como você pausa a tua agenda e equilibra vários pontos para atender a um pedido do outro, se o fizer para você, você vai perceber o quanto a tua vida vai florescer.

O melhor texto sobre autocuidado precisa te afirmar que dizer não para o que te faz mal não fará de você uma pessoa ruim e ao dizer sim, o tempo todo para os outros, é extremamente importante que você tenha certeza de que você não está negando algo a si mesma em prol do outro.

Aquela velha frase que diz “primeiro você precisa estar bem consigo mesma para que você possa transbordar no outro”, ela faz muito sentido nesse ponto.

O autocuidado ele é uma necessidade de uma prioridade está muito distante de ser um luxo, amar a você mesma e ter a sua felicidade como prioridade não é egoísmo é algo extremamente necessário para que você se sinta bem para que assim você consiga transbordar no outro o que tem de melhor em você.

E não se engane cuidar do seu corpo e da sua mente, do seu espírito é uma das maiores responsabilidades que você tem nessa vida, é preciso ouvir as suas necessidades e honrá-las, o relacionamento mais importante é aquele que você tem com você mesma.

@rotinaleveblog

Como elaborar um plano de autocuidado?

Para elaborar um plano de autocuidado, a melhor forma é mergulhar num mundo onde a organização, o cuidado consigo mesma e uma alimentação equilibrada se fundem, para criar uma transformação realmente verdadeira e duradoura em sua vida.

Para isso, você precisa acessar o GUIA ROTINA LEVE. Nosso guia completo de organização, planejamento alimentar e práticas de autocuidado, com 12 estratégias e +mais rastreadores de hábitos pra que você acompanhe sua evolução.

[CLIQUE AQUI] para conhecer e ter acesso ao guia completo que irá transformar os seus dias.

Te vejo na próxima página,

Um abraço, que seja leve 🌿

Leia também: Autocuidado espiritual | Como ter autocuidado espiritual

2 comentários em “Quais são os pilares do autocuidado e como elaborar um plano de autocuidado?”

Deixe um comentário