Se você está procurando uma boa opção de café da manhã para quem tem gastrite e refluxo, sofre com esse problema, ou até mesmo tem alguém na família que sofre com gastrite e refluxo, este artigo vai te ajudar.
Nós preparamos uma seleção de dicas e pesquisas confiáveis dos maiores portais da internet sobre saúde, para te auxiliar nas substituições do café para quem tem gastrite e vamos te ajudar a elaborar um cardápio especial para os seus cafés da manhã.
Como substituir o café para quem tem gastrite
Antes de te entregarmos dicas de como substituir o café para quem tem gastrite, é importante saber que nem sempre somente a cafeína presente no café, pode piorar os sintomas de gastrite.
Profissionais da saúde já afirmaram em pesquisas que, a acidez do café e os grãos não torrados completamente, podem conter substâncias que irritam o estômago, promovendo a piora do quadro de gastrite e refluxo.
Quem tem gastrite pode tomar café descafeinado?
Sim, quem tem gastrite pode tomar café descafeinado, no entanto, é preciso moderação. Mesmo sendo descafeinado, o café possui outras substancias ácidas que podem vir a irritar a mucosa gástrica.
O ideal seria restringir o consumo do café, caso a pessoa sofra de gastrite ou refluxo. Aqui abaixo você verá como encontrar opções melhores para substituir o café, para quem tem gastrite e refluxo.
- Chás com propriedades calmantes podem ser ótimas opções para substituir o café, caso você sofra com gastrite ou refluxo. Entre os principais chás com propriedades calmantes, nós temos:
- Camomila: Que é conhecida também pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Pode ajudar a aliviar a dor e inflamação associadas à gastrite.
- Hortelã: Com propriedades que ajudam a acalmar o estômago e aliviar a azia. No entanto, algumas pesquisas apontam que algumas pessoas podem sentir um agravamento nos sintomas, por isso, é preciso observar o seu organismo e ver como o corpo reage.
- Erva-cidreira: Também conhecida como Melissa, ela possui propriedades calmantes e pode ajudar também, aliviar os sintomas de gastrite.
- O gengibre tem ação anti-inflamatória, podendo contribuir até mesmo nos sintomas de náuseas, frequente na gastrite.
- Alcaçuz é conhecido como benéfico para tratamentos e combate à problemas gastrointestinais. Promove alívio temporário dos sintomas da gastrite, no entanto, possui efeitos colaterais como elevação da pressão arterial, por isso, é preciso usar com moderação e observar como o corpo reage.
Cardápio de café da manhã para quem tem gastrite e refluxo
Para elaborar um cardápio eficiente de café da manhã para quem tem gastrite e refluxo, é muito bom ficar atento à evitar alimentos fritos, muito gordurosos, alimentos picantes e frutas cítricas.
Cardápio número 1
- Chá de camomila ou chá de gengibre
- Mingau de aveia com banana fatiada
- Torradas integrais com uma fina camada de purê de abacate
Cardápio número 2
- Chá de hortelã
- Omelete de claras de ovos com espinafre e tomate
- Fatias de melão
Cardápio número 3
- Iogurte natural desnatado ou iogurte de soja sem adição de açúcar
- Granola (que não contenha nozes nem açúcar)
- Maçã fatiada
Cardápio número 4
- Smoothie de banana com manga
- Torradas de pão integral com manteiga de amendoim ou creme de ricota
Cardápio número 5
- Leite de amêndoa ou leite de aveia
- Pão integral ou de centeio com queijo cottage
- Pêssego fatiado
Quem tem gastrite pode tomar cevada no lugar do café?
Sim! Quem tem gastrite pode tomar cevada no lugar do café, a cevada é uma alternativa menos ácida que o café regular e pode ser mais suave para o estômago, no entanto, a cevada ainda pode conter compostos que podem irritar o revestimento do estômago em algumas pessoas sensíveis.
Por isso, a resposta individual pode variar e é sempre importante observar como o corpo reage, além de claro, consultar sempre um médico ou nutricionista, para obter orientações personalizadas com base em sua condição específica.
Conclusão
Quem tem gastrite pode sim tomar café descafeinado e encontrar opções de café da manhã que amenizem os sintomas da gastrite, mas cada organismo reage de uma forma diferente. Consulte seu nutricionista ou médico especialista.
Observe sempre o consumo e ingestão de alimentos e bebidas mais ácidas e veja como seu corpo reage.
Ao longo do adia, equilibre toda sua alimentação para fazer recompensas que beneficiem seu corpo e amenizem os sintomas.
Manter uma rotina leve e equilibrada, além de uma organização diária da alimentação e outras tarefas, é primordial para melhorar seus sintomas dia após dia.
O GUIA ROTINA LEVE seria perfeito para te acompanhar nessa jornada de autocuidado e alimentação equilibrada.
[CLIQUE AQUI] e conheça agora mesmo, o guia que vai te ajudar a planejar e viver uma rotina leve e saudável.
Te vejo na próxima página.
Um abraço.
Fontes: www.doctoralia.com.br
1 comentário em “Café da manhã para quem tem gastrite e refluxo e como substituir o café”