Os malefícios do arroz integral não são muitos e podem, inclusive, serem amenizados, tornando o arroz integral mais benéfico do que maléfico, como vemos em diversos artigos espalhados pela internet.
Um dos maiores malefícios do arroz integral que é divulgado, é o arsênio no arroz integral. O arsênio é um elemento químico natural encontrado no solo; e o arroz tem uma alta capacidade absorver arsênio do solo e da água durante o crescimento.
Você vai se deparar com dois tipos principais de arsênio encontrados no arroz: o inorgânico, que é considerado mais tóxico, e o orgânico, que é menos preocupante, falando de toxicidade.
Como amenizar os malefícios do arsênio no arroz integral?
Algumas medidas podem ser tomadas, para reduzir esse malefício, como:
Deixar o arroz integral de molho: Lavar o arroz integral antes de cozinhar pode ajudar a remover parte do arsênio da superfície dos grãos.
Como tirar o arsênio do arroz integral?
Nutricionistas já divulgaram informações sobre como tirar o arsênio do arroz integral, o processo é simples! Basta deixar o arroz de molho por 24 horas, pode reduzir até 80% do arsênio presente nos grãos.
A escolha do arroz: Optar por variedades de arroz com menor teor de arsênio, como arroz basmati ou arroz integral de cultivo orgânico, pode ser uma opção.
Limitar o consumo: Reduzir a frequência e quantidade de arroz consumido pode ser prudente para reduzir a exposição ao arsênio. Você pode ajustar seu cardápio e variar o consumo durante a sua semana.
Aqui no Rotina leve, nós temos um GUIA Rotina leve, pra te ajudar com planejamento das refeições, opções saudáveis e organização da sua rotina pra manter seus dias mais leves e saudáveis. Clique aqui e conheça.
Arroz integral faz mal para o estômago?
Um dos malefícios do arroz integral, que vemos com frequência também, é o fato dele ser mais difícil de digerir.
O arroz integral contém uma casca externa que pode torná-lo mais difícil de digerir para algumas pessoas, especialmente aquelas com sensibilidade digestiva. Isso pode levar a desconforto gastrointestinal, como inchaço, flatulência e constipação.
O arroz integral também pode ser maléfico em relação ao sabor e textura!
Algumas pessoas podem achar o sabor e a textura do arroz integral menos atraentes em comparação com o arroz branco. Ele tende a ser mais mastigável e ter um sabor de nozes mais pronunciado, o que pode não agradar a todos os paladares.
Arroz integral solta o intestino?
O arroz integral é uma fonte de fibras alimentares, que pode ajudar a regular o funcionamento intestinal para muitos. As fibras presentes no arroz integral auxiliam na formação do bolo fecal, promovendo a regularidade intestinal e prevenindo a constipação.
No entanto, em alguns casos, o arroz integral pode causar constipação em algumas pessoas, especialmente se não estiverem acostumadas a consumir uma dieta rica em fibras ou se não estiverem bebendo água suficiente.
Isso pode ocorrer devido à casca externa resistente do arroz integral, que pode ser mais difícil de digerir para algumas pessoas, ou se o consumo de fibras não for equilibrado com a ingestão adequada de líquidos.
📌 No GUIA Rotina leve, você tem um rastreador de hábitos para controlar sua ingestão de água e vários outros planejadores pra te ajudar a manter uma rotina leve e saudável, clique para conferir.
Quais as desvantagens do arroz integral?
Existem ainda, outras duas grandes desvantagens do arroz integral, que são justamente:
1º: O custo! Em algumas regiões, o arroz integral pode ser mais caro que o arroz branco, o que pode ser uma consideração para aqueles com orçamento limitado.
2º: O conteúdo calórico! Embora as fibras no arroz integral possam ajudar a promover a saciedade, o arroz integral tem um conteúdo calórico ligeiramente mais alto do que o arroz branco, o que pode ser uma consideração para aqueles que estão controlando a ingestão de calorias.
Para evitar esse problema, você pode construir um cardápio semanal, através do GUIA Rotina leve. Nele você também encontra um livreto de receitas incríveis, saudáveis e leves, com contagem de todos os macros em cada receita.
Tem um planner para organizar seu dia-a-dia, sua rotina e compromissos e ainda, organizar várias outras áreas da sua vida, que vão além da alimentação.
Conheça agora o GUIA ROTINA LEVE e embarque numa jornada de autodescoberta, amor próprio e equilíbrio!
Te vejo na próxima página.